ITIL 4 - Gerenciamento de Serviços em Tecnologia da Informação

Apresentação

O treinamento “Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação com ITIL 4” tem por objetivo preparar profissionais e organizações para a implementação dos processos do ITIL. O ITIL 4 foi projetado para fornecer uma base prática e flexível para apoiar as organizações com seus produtos e serviços de TI e entrega digital. É uma base sólida de boas práticas, a partir da qual as organizações podem inovar e se transformar digitalmente. Partindo da entrega tradicional liderada por processos, a atualização se concentra na co-criação de valor de forma colaborativa entre a organização e as partes interessadas. O ITIL 4 também permite analisar o ITSM, o desenvolvimento, as operações, as relações comerciais e a governança de maneira holística, garantindo que todas as funções da organização estejam trabalhando em direção a objetivos comuns. As mudanças culturais são necessárias, para que possam ocorrer transformações digitais.

Público Alvo

• Diretores de (TIC), Gestores de (TIC), Coordenadores de (TIC), Supervisores de (TIC), Analistas (Junior, Pleno e Sênior), Técnicos de TI e demais profissionais envolvidos no fornecimento de serviços de Tecnologia da Informação.

Benefícios do Curso

• Aperfeiçoamento, Maturidade profissional e Desenvolvimento de uma Visão Holística, bem como uma compreensão satisfatória acerca dos seguintes pontos do framework: Fundamentos do Gerenciamento de Serviços, Princípios Orientadores do ITIL 4, As 4 dimensões do Gerenciamento de Serviços, Sistema de Valor de Serviço do ITIL 4, Overview das Práticas do ITIL 4 e Modelo de Melhoria Continua do ITIL 4.

Treinamento Inclui:

* Certificado de Conclusão
* Coffee Break (sob consulta para treinamentos In Company)
* Material de Apoio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (DETALHADO):

MÓDULO 1: Fundamentos de ITSM (4h)

1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover conhecimentos fundamentais e introdutórios acerca de ITSM (Information Technology Service Management), Timeline do Framework ITIL, O ITIL pelo Mundo e seus benefícios principais.

1.2. TÓPICOS:

• Definições das Principais Terminologias ITSM: Conceitos introdutórios sobre ITSM, sua evolução cronológica, Steps na Carreira ITIL. Gerenciamento de Serviços, Valor, Insourcing, Outsourcing, Co-Sourcing, Outtasks, etc.
• Fundamentos para a Criação de Valor com ITSM: Resultados, Custos e Riscos, Outputs and Outcomes, Utilidade e Garantia, etc.
• Conceitos quanto aos Relacionamentos entre os Serviços: (Service Relationships), Gerenciamento de Relacionamento de Serviços, Modelo de Relacionamento de Serviços, etc.
• Os 7 Princípios (Guidind Principles): Apresentação dos 7 princípios ITIL 4.
• Discutir a Natureza dos Princípios Orientadores: Compreensão detalhada e na íntegra de cada princípio do ITIL4.
• • Os Princípios Orientadores em consonância com o ITSM: Demonstrar a Interação e a interdependência entre os princípios e os serviços de TI.

MÓDULO 2: As 4 Dimensões do ITSM (4h)

2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Entender que o ITIL 4 suporta uma abordagem holística sobre o ITSM, definindo desta maneira, 4 dimensões que coletivamente são críticas para a facilitação da eficácia e da eficiência do valor para os clientes e stakeholders na forma de produtos e/ou serviços.

2.2. TÓPICOS:

• 1ª Dimensão: Organizações e Pessoas
• 2ª Dimensão:: Informação e Tecnologia
• 3ª Dimensão:: Parceiros e Fornecedores
• 4ª Dimensão:: Fluxo de Valor e Processos

MÓDULO 3: SISTEMA DE VALOR DE SERVIÇO DO ITIL 4 (2h)

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Analisar e Entender o Sistema de Valor de Serviço do ITIL 4.

3.2. TÓPICOS:

• Overview SVS (Service Value System): Visão geral do sistema de valor de serviço.
• Overview SVC (Service Value Chain): Visão geral da cadeia de valor de serviço.

MÓDULO 4: MODELO DE MELHORIA CONTÍNUA ITIL 4 (2h)

4.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Analisar e Entender o CIM (Continual Improvement Model) do ITIL 4.

4.2. TÓPICOS:

• Introdução à melhoria contínua: estrutura da Política-Norma, alinhamentos necessários.
• Modelos: modelos de Política-Norma.
• Exemplos: exemplos de Política-Norma.
• Estudo prático: elaboração da Política-Norma.

MÓDULO 5: OVERVIEW DAS PRÁTICAS DO ITIL 4 (4h)

5.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Cobrir e descrever o propósito das várias práticas do ITIL 4.

5.2. TÓPICOS:

• O que é uma prática no ITIL 4?
• Propósito das Várias Práticas do ITIL 4: Compreensão geral das práticas ITIL 4, demonstrando como elas contribuem para as atividades da cadeia de valor.
• Práticas do ITIL: Práticas gerais de gerenciamento, Práticas de Gerenciamento de Serviços e Práticas de Gerenciamento Técnico.

RECURSOS DIDÁTICOS

Apresentação de slides e vídeos e uso de material de apoio (legislação aplicável, papéis de trabalho, textos técnicos, estudo de casos, exercícios práticos).

METODOLOGIA

• Aulas expositivas, com a participação dos alunos.
• Apresentação de Estudos de caso.
• Resolução de problemas e exercícios práticos

INVESTIMENTO/FORMAS DE PAGAMENTO:


PRESENCIAL

25 a 28 Set 2023
(17:30h as 21:30h)

VALOR: R$ 1.720,00 Acima de 05 Inscritos: R$ 1.376,00 Acima de 10 Inscritos: R$ 1.204,00

Setor Público: Apresentação da Nota de Empenho (Valor Integral)
Demais: Depósito em Conta Corrente ou Pague Seguro, conforme Política de Descontos

Razão Social: Estratégia Treinamentos LTDA
CNPJ: 32.632.083/0001-28
Inscrição Municipal 42596901

Banco: Bradesco
Agência: 0320-4
COnta Corrente: 0042937-6

VALOR: R$ 1.720,00 Acima de 05 Inscritos: R$ 1.376,00 Acima de 10 Inscritos: R$ 1.204,00

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