Professores Associados

A nossa equipe de professores associados é formada por Doutores, Mestres e especialistas com notórios conhecimentos em sua área de atuação.

Prof. RODRIGO FUNABASHI, PhD
Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás
Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul

FORMAÇÃO ACADÊMICA: doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP), especialização em Direito Eletrônico pela Faculdade Estácio de Sá (FES), Especialização em andamento em Cybercrime e Cybersecurity: prevenção e investigação de crimes digitais pela Faculdade Unyleya, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: : professor adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul junto a Faculdade de Computação – FACOM, professor colaborador do Laboratório de Engenharia de Software – LEDES, auxiliando no desenvolvimento de sistemas computacionais, professor em cursos de aperfeiçoamento e preparatórios para concursos.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: teste de software, qualidade de software, tecnologias aplicadas a educação e direção de desenvolvimento de sistemas de grande porte, Direito eletrônico e Cibersecurity. Atualmente exerce função de chefia do Departamento de Tecnologia da Informação no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul.

Prof. WALTER SEIFFERT, M.Sc
Doutorando em Informática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Mestre em Informática pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas).

Pesquisador na área de Inteligência Artificial e Visão Computacional.
Professor Universitário no Centro Universitário do Norte (UNINORTE)
.

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Doutorando em Informática pela Universidade Federal do Amazonas, Mestre em Informática pela Universidade Federal do Amazonas, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Gama Filho UFG e especialista em Software Livre pela UEA (Universidade do Estado do Amazonas). É graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia, graduado em Matemática pela UNICAMP e gradua em Música pela UFPA.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: Professor Universitário de cursos de graduação e pós-graduação desde 2008 nas áreas de PDI, Redes de dados, Desenvolvimento de Sistemas embarcados, Web e Mobile, professor universitário no CIESA (Centro Universitário do Amazonas).

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Atuou por várias gestões como coordenar de turmas de pós-graduação no Centro Universitário do Norte (UNINORTE), pesquisador do Instituto de Tecnologia (FIT) e Analista de Sistemas Senior na Atech-Tecnologias Críticas.

Profa. SHEILA NÓBREGA, M.Sc
Doutoranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Doutoranda, Mestre e Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: atividades de docência superior no programa de mestrado e doutorado da UFAM. Pesquisadora do PPGI/UFAM na área de Recuperação de Informação e Machine Learning.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: na iniciativa privada atuou como Gerente de TI da Sociedade Fogás, conduzindo os projetos de digitalização, projetos de integração das novas soluções, manutenção dos sistemas legados e evolução da infraestrutura tecnológica. Atuou como Gerente e Superintendente de TI das Lojas Bemol por mais de 10 anos. Na Administração Pública foi Diretora de TI do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Foi Membro do Comitê de Qualidade durante os períodos de certificação do TCE/AM. Atuou como coordenadora do projeto de desenvolvimento e implantação do processos eletrônico e Sistema e-Contas no TCE/AM. Atualmente é servidora concursada do TCE-AM, no cargo de Auditora de Controle Externo em Tecnologia da Informação.

PROF. EDUARDO NUNAN

Prof. EDUARDO NUNAN, M.Sc
Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Especialista em Tecnologia e Segurança de Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá (UNESA-RJ)
Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Mestre em Ciência da Computação pela UFAM-AM,especialista em Gestão Pública pela UEA, especialista em Tecnologia e Segurança de Redes de Computadores pela UNESA-RJ e Graduado em Processamento de Dados pela FIS-RJ.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: : É professor do ensino superior e instrutor em escolas de contas públicas, escola de governo e cursos de extensão. Lecionou na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Atualmente leciona em turmas de Pós-Graduação e de MBA no Centro Universitário do Norte - Laureate International Universities – AM e na Faculdade FUCAPI - AM. Instrutor da Escola Superior de Redes, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisas (RNP), instrutor da Escola de Contas do TCE-AM, instrutor da Escola de Governo do Estado do Amazonas (Escola Governar), instrutor da Escola Superior de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul. É Palestrante em Congressos nacionais na área de Segurança da Informação, Auditoria de T.I e Gestão Pública. Pesquisador e autor de artigos e periódicos em conferências nacionais e internacionais. É membro do grupo de pesquisas do ETSS, do ICOMP da Universidade Federal do Amazonas.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Atuou como Chefe do Departamento de Auditoria na área de Desestatizações, Concessões e Preços Públicos, responsável pela sua estruturação e implantação na área de Controle Externo. Foi Diretor da área de Auditoria em Tecnologia da Informação do TCE-AM por três gestões consecutivas e responsável pela sua estruturação e implantação final da área de controle externo de T.I no TCE-AM. Atuou como Assessor do Procurador Geral de Contas do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas na área de inteligência e gestão de informações. Foi Coordenador Executivo do Comitê Gestor de Segurança da Informação do TCE-AM por quatro gestões consecutivas. Autor da Política de Segurança da Informação e do projeto de implantação do Sistema de Gestão de Segurança da Informação no TCE-AM. Atuou como Chefe da Divisão de Gerenciamento do Ambiente Computacional da Diretoria de T.I. É servidor concursado do TCE-AM, no cargo de Auditor de Controle Externo em Tecnologia da Informação.

heleno e

Prof. HELENO DOS SANTOS FERREIRA, M.Sc
Mestre em Engenharia de Processos Industriais pela Universidade Federal do Pará (UFPA)
Diretor Técnico da PRODAM.

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Possui Mestrado profissional em Engenharia de Processos Industriais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Engenharia de Redese Sistemas de Telecomunicações pela Universidade Paulista (UNIP). Graduado em Gestão de Gerenciamento de Redes pela Universidade Paulista (UNIP). Possui diversas Certificações na área de governança, infraestrutura e serviços:ISO/IEC 20000 Consultant/Manager (EXIN), ISO/IEC 20000 Foundation(EXIN), ISO/IEC 20000 Management andImprovement Professional (EXIN), ISO/IEC 27002 Foundation (EXIN), ITIL Expert (EXIN), ITIL V3 Foudation, COBIT Foundation (ISACA).

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO:Professor do ensino superior. Ministrou cursos em turmas de graduação na UNIP e em turmas de pós-graduação na UEA, UNIP, FUCAPI E UNINORTE.Professor de ensino profissionalizante na no CETA. Instrutor da Escola Governar do Governo do Estado do Amazonas.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Atualmente é Diretor Técnico da Processamento de Dados Amazonas (PRODAM). Foi gerente de projetos no projeto SIVAM (empresasRaytheon e Infranav), Consultor de Governança de TI na HI Projetos e Consultoria, Subsecretário de Planejamento e Projetos e Gerente de Projetos no Tribunal de Justiça de Roraima.

Prof. MARCELO DE JESUS FERREIRA, M.Sc
Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP.
Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Chefe da Seção de Redes e Banco de Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas

Profissional Certificado: Zabbix Professional; Zabbix Especialista; Red Hat Certified System Administrator.

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP (Universidade de Campinas) e e Graduado em Processamento de Dados pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas).

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: Professor de cursos de pós-graduação e ensino superior. Ministrou disciplinas de Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Introdução a Software Livre e Filosofia de Software Livre.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:Coordenador de implantação do projeto SIVAM pela empresa ATECH. Professor Universitário. Servidor concursado do MPE-AM (Ministério Público do Estado do Amazonas) no cargo de Analista de Rede. Servidor concursado no cargo de Auditor de Controle Externo de Tecnologia da Informação do TCE-AM (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas). Atualmente é servidor concursado do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), no cargo de Analista Judiciário na função de chefe da Seção de Redes e Banco de Dados.

LARISSA ALMEIDA 2

Profª. LARISSA ALMEIDA, M.Sc
Mestre em Engenharia Elétrica pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas).
Machine Learning Engineer do Centro de Pesquisas & Desenvolvimento & Inovação SIDIA (Samsung Instituto de Desenvolvimento e Informática da Amazônia)

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Mestre em Engenharia Elétrica pela UFAM, especialista em Big Data e Analytics pela Keller University, MBA em Gestão Executiva pela Damásio.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO/EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: É professora do ensino superior. Lecionou na Universidade Paulista (UNIP) e há 4 anos leciona na Faculdade Martha Falcão Wyden (FMF) onde também é coordenadora. Fundadora da Escola de Robótica Roboplay, onde lecionava para crianças de 6 a 12 anos. Atualmente é Engenheira de Machine Learning no SIDIA Instituto de Ciência e Tecnologia.

WALDIR

Prof. WALDIR LINCOLN PEREIRA TAVARES, M.Sc
Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Diretor do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM)

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Direito Público pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui formação em Curso de Pregoeiro e Sistema de Registro de Preços – Pregão Presencial e Eletrônico pela Elo Consultoria.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: Professor do ensino superior. Ministrou cursos de pós-graduação na Universidade Nilton Lins e Uninorte.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Atualmente é Diretor do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM). Possui vasta experiência em advocacia pública em diversos municípios do Amazonas(Prefeitura Municipal de Borba, Autazes, Nova Olinda do Norte e Barreirinha). Atuou como Procurador Geral da Prefeitura Municipal de Coari. Atuou como Membro da Câmara Especial da OAB/AM e como Presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB/AM.

celso

Prof. CELSO LINS FALCONE, M.Sc
Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Assessor de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2019). Graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1997). Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas - CIESA (1996). Especialização em Direito Civil pela Universidade Federal do Amazonas (1998). Pós-Graduando MBA em Governança Pública e Gestão Administrativa pela Fael - Lapa/PR (2016- ). Formação em Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC (2018). Formação profissional em Gerenciamento de Projetos pela FUCAPI (2007). Formação na Escola Superior da Magistratura - ESMAM (1999/2000).

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: Professor de Pós-Graduação e MBA da Faculdade Santa Teresa. Professor da Escola de Contas Públicas do Amazonas, Professor de Direito na Universidade Nilton Lins, nas disciplinas de Direito Processual Civil e Direito Ambiental (2001/2005). Professor de Direito e Ciências Contáveis da Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO (2007/2008).

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Assessor de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas - TCE-AM. Assessor Jurídico e Presidente da Comissão de Licitação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano - Implurb/Manaus (2002/2003). Diretor Administrativo do Serviço Social da Indústria - SESI-DR/AM e do Sistema FIEAM/SESI/SENAI/IEL (2004/2007). Presidente da Comissão Especial de Licitação do Serviço Social da Indústria - SESI-DR/AM (2004/2007). Presidente da Comissão de Orientação em Gestão Pública da OAB/AM (2016/2018). Foi Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (1996/2002). Secretário da 8ª Vara do Juizado Especial Cível do TJ/AM (1998). Diretor da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrária do TJ/AM (1998/2002).

adriana

Profa. ADRIANA ALMEIDA LIMA, M.Sc
Mestra em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Professora e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade do Estado do Amazonas.

FORMAÇÃO ACADÊMICA:Mestra em Direito Ambiental pelo programa de Pós-Graduação em direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (2015). Graduada Direito pelo Centro Universitário Nilton Lins (2003). Especialista em Processo Civil pela Universidade Federal do Amazonas (2004).

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: :Professora do curso de Direito e de pós graduação, na área ambiental da Faculdade Metropolitana de Manaus. Coordenadora do vestibular da VUNESP. Integrante do Grupo de Pesquisa e extensão: Clínica de Mecanismos de Soluções de Conflitos da Universidade do Estado do Amazonas (MArbiC-UEA/ Reconhecido pelo CNPQ/ SISPROJ: 64261)

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Professora e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade do Estado do Amazonas. Coordenadora da Ouvidoria da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Membro do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Trafico e Exploração Sexual de Pessoa. Membro da comissão de Prevenção de álcool e Drogas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Gestão administrativa Ambiental e mecanismos de soluções de conflitos Socioambientais, familiares e cíveis; Coordena o projeto de pesquisa - PPGDA, n. 2016/00020259 - Atendimento Jurídico Solidário Itinerante.

Prof. MÁRCIO MARQUES GONÇALVES, M.Sc
Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão Econômica da Produção pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas)
Contador reg. nº RO-004784/O-0 T-AM, Analista de Sistemas, Auditor Independente – CNAI nº 4967, Perito Contábil – CNPC nº 543. Empresário.
Professor do Ensino Superior

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Doutorado em Economia – UNLAM – Universidad Nacional de La Matanza – Buenos Aires, Argentina – em andamento; MBA Internacional em Inovação de Negócios – Universidade do Novo México – USA / Fucapi – Concluído em 2009; Mestrado Profissional em Engenharia de Produção – UFAM – Concluído em 2007; PMP – Formação em Gestão e Planejamento de Projetos – PMI/USA - Concluído em 2005; Pós-Graduação em Gestão Econômico-Financeira – AVEC-RO/USP – Concluído em 2002; Graduação em Ciências Contábeis – AVEC-RO – Concluído em 2001 – Contador Reg. No.: RO-004784/O-0 T-AM; Graduação em Processamento de Dados – UTAM – AM – Concluído em 1995.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: Professor de Graduação e Pós-Graduação na faculdades UEA/EST, Faculdade Santa Teresa, UNINORTE-Laureate, Faculdade Martha Falcão (FMF-DeVry Brasil), Faculdade La Salle, Faculdade Dom Bosco, Faculdade Fucapi, em Manaus-AM, UNINORTE – Rio Branco/AC, FATEC - Porto Velho/RO, AVEC – Vilhena/RO, nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Tecnologia de Nível Superior em Logística e Marketing, ministrando disciplinas de Empreendedorismo em Jogos Digitais, Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Fiscal e Tributária, Contabilidade Pública, Contabilidade Avançada, Auditoria, Controladoria, Gerenciamento de Projetos, Inglês Técnico – Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis em Língua Estrangeira – IFRS. Desde 2005.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Carreira ascendente como Executivo de instituições públicas e/ou privadas, bem como em institutos de pesquisa e inovação tecnológica, analisando, executando, planejando e elaborando orçamentos de projetos de convênio e/ou outros e negócios de alto valor agregado. Elaborando e gerindo planos orçamentários, planos econômico-financeiros, planos estratégicos de curto e longo prazo, núcleo de projetos de parceria público-privada (PPP), projetos de implantação de OS (organizações sociais), Centros de Processamentos de Dados, projetos de modernização, centros de produção de treinamentos, cursos de Extensão Universitária, Pós-Graduação e cursos livres para a comunidade.

Profa. LÚCIA MAGALHÃES, Esp
Especialista em Controle Interno e Externo pelo Centro Integrado de Educação Superior do Amazonas (CIESA).
Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (aposentada).

Subcontroladora Geral de Controle Interno no Amazonas – CGE/AM.

FORMAÇÃO ACADÊMICA:Especialista em Controle Interno e Externo pelo CIESA; Graduada em Arquiteta e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: É professora em cursos de Pós-Graduação e instrutora em Escolas de Contas Públicas: Leciona no Curso de Pós-Graduação do Curso em Auditoria e Controladoria da Faculdade Marta Falcão; Instrutora de cursos de capacitação de servidores federais e do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (Escola de Contas) e da Prefeitura Municipal de Manaus (ESPI). É Palestrante em Congressos e Seminários.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Auditora Federal de Controle Externo, aposentada, do Tribunal de Contas da União, onde atuou por 24 anos, tendo exercido a função de Diretora Técnica entre 2008 e 2012 e de Secretária de Controle Externo do TCU no Amazonas, entre 2013 e 2018. Atualmente ocupa a função de Subcontroladora Geral de Controle Interno na Controladoria Geral do Estado do Amazonas – CGE/AM.

Profa. ANA LUIZA MORAES REBOUÇAS, Esp
Especialista em Direito Público pela UCAM (Universidade Cândido Mendes)
Especializanda em Governança Pública pelo PUC/PR.

Coordenadora de Relações Regulatórias no VRBF Advogados

FORMAÇÃO ACADÊMICA:Especialista em Direito Público pela UCAM, concluindo especialização pela PUC-PR e Bacharel em Direito pela UEA. Curso de Mediação e Negociação Empresarial pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial – CBMAE.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: É professora do ensino superior e instrutora em cursos de treinamentos e em turmas de Pós-Graduação e de MBA na Faculdade Santa Teresa – AM.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Advogada atuante na área de Direito Público. Planejamento das estratégias de atuação nos casos específicos dos clientes. Elaboração de peças referentes a todos os processos administrativos para as cortes de contas (TCU e TCE); processos administrativos em trâmite nos órgãos municipais, estaduais e federais, com ênfase nas agências reguladoras. Acompanhamento de todas as fases da licitação e acompanhamento do contrato público, inclusive sugerindo a formação ou alteração do tipo empresarial. Elaboração de peças necessárias aos processos disciplinares das empresas, incluindo ajuste de compliance e regras da lei anticorrupção. Lei das Estatais na área de Licitações e Governança. Prestação de contas aos financiadores e às cortes de contas. Terceiro Setor (fundações).

Prof. RENATO BORGES DE SOUSA, Esp, MBA, CBPP, PMP, SPOC, SMC
Profissional Certificado em: CBPP (Certified Business Process Management - ABPM), PMP (Project Management Professional -PMI)
Mestrando em Engenharia de Processos UFPA (Universidade Federal do Pará).
Analista de Negócios na Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (PRODAM-AM).

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Mestrando em Engenharia de Processo pela UFPA, especialista em Gestão Pública, especialista em Gerenciamento de Projetos e Graduado em Ciência da Computação pela UFAM.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: : É professor do ensino superior e instrutor em escola de governo e cursos de extensão. Lecionou em turmas de Pós-Graduação e de MBA no ESP, Estácio de Sá e na Faculdade FUCAPI - AM. Instrutor da Escola de Governo do Estado do Amazonas (Escola Governar)

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Gerente de Negócios na Prodam, onde ocupou cargos de chefia e assessoria ao longo dos últimos 6 anos. Possui a certificação CBPP (Certified Business Process Management pela ABPM), PMP (Project Management Professional pelo PMI). Foi Diretor do PMI-Amazônia Chapter, responsável por disseminar conhecimentos em gerenciamento de projetos na região. Prestou consultoria em processos de negócios para empresa privadas, apoiando na criação do portfólio e no mapeamento de processos. Possui ainda certificações em metodologias ágeis, a saber Scrum Master e Product Owner.

Prof. RHAND LEAL, MBA, CISSP, CISM, ISO 27001, ISO 9001, PMP, SPOC
Profissional Certificado em: CISSP (Certified Information Security System Professional); CISM (Certified Information System Manager); AMBCI (Associate Member of BCI); PMP (Project Management Professional); SPOC (Scrum Certified Product Owner); Lead Auditor ISO 27001; Lead Auditor ISO 9001
Consultor Especialista em Segurança da Informação na Efficax GRC.

FORMAÇÃO ACADÊMICA: MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV e MBA em Gestão de Informação e Segurança pela Uninorte/Laureate, graduação em Engenharia Elétrica pela UFAM, Certificado CISSP (Certified Information Security System Professional), Certificado CISM (Certified Information System Manager), Certificado AMBCI (Associate Member of BCI), Certificado PMP (Project Management Professional), Certificado SPOC (Scrum Certified Product Owner), Certificado Lead Auditor ISO 27001, Certificado Lead Auditor ISO 9001.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: : lecionou como professor do ensino superior na faculdade FUCAPI e em turmas de pós-graduação na FUCAPI. Instrutor em cursos de aperfeiçoamento. Articulista para o site 27001Academy da Advisera.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: atualmente trabalha na Efficax GRC, Manaus-AM, uma empresa especializada em processos com foco em Soluções de Governança, Risco e Compliance. Atua como Consultor Especialista em Segurança da Informação, responsável pela análise de procesos e identificação e análise de riscos, bem como pela implantação de sistemas de gestão baseados na ISO 27001. Trabalhou na Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI, onde atuou como Analista de Segurança da Informação,e posteriormente como Gestor de Segurança da informação, responsável pela manutenção da certificação ISO 27001 da empresa. Possui mais de 15 anos de experiência na área de Segurança da Informação, com atuação na gestão de equipes, elaboração de estratégias para mitigação de riscos, acompanhamento de projetos, avaliação de requisitos, elaboração de escopos.

Prof. RODRIGO CAVALCANTI, Esp, CCNP/CCNA
Especialista em Segurança de Sistemas e Redes de Computadores pela Faculdade Santa Maria – Recife-PE
Profissional Certificado: CCNP/CCNA, CCIE
Especialista TI, Devops, Cybersecurity
Especialista de Projetos de Segurança no InDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico)

FORMAÇÃO ACADÊMICA:Especialista em Segurança de Sistemas e Redes de Computadores pela Faculdade Santa Maria – Recife-PE e Graduado Análise de Sistemas pela Unibratec-Recife-PE e em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Humanas do Cabo- Cabo de Santo Agostinho-PE.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: : instrutor em treinamentos na área de segurança e redes de computadores.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Atualmente é especialista de Projetos de Segurança no INDT, Atua na gestão de segurança de rede, firewall, servidores e serviços. Virtualização com VMWare, Openstack. Experiencia com plataformas CI Git, Jenkins, Bugzilla e outros. Implantação de firewall Sonicwall. Atua propondo e implementando soluções aos diversos projetos desenvolvidos no INDT. Consultor na empresa do Vale, atuando na consultoria de projetos de telecomunicações junto a clientes. Realizou site survey (levantamento de requisitos) para implantação de soluções de TI, facilities e implantação de ERPs diversas (Bematech, Misterchef, Microsiga, SAP B1, etc). Planejamento de ROI. Atuou como consultor de TI no Instituto Nókia de Tecnologia, na área de gestão da rede, sistemas, servidores, telefonia e novas soluções atuando nos sites Recife, Brasília e Manaus. Participou da elaboração de projetos de conectividade WAN, desenvolvendo e implementando protocolos de segurança, comutação SIP e derivados. Planejamento estratégico operacional da equipe de suporte sob ambiente virtualizado (Virtualbox e VMWare). Desenvolveu sistema de controle de acesso através de leitura RFID para controle de ativos da empresa. Desenvolveu sistema de avaliação de atendimento opensource integrado ao Ocomon. Atuou como Coordenador de Suporte na Landim Comércio LTDA, respondendo por toda a parte de gerenciamento da redes, telecomunicações, segurança da informação. Atuou como Gerente de Redes da Novaera Provedor LTDA, na supervisão de processos administrativos, controle de contratos de fornecedores de tecnologia, supervisão de equipe de atendimento ao cliente, definição de políticas de preços, serviços e qualidade. Atuou como Analista de Suporte na Portais Brasil Tecnologia LTDA, na manutenção de rede, servidores linux e Windows NT, 2000 e 2003, NOVELL. Instalação, configuração e homologação de servidores de E-mail, Rede, Autenticação LDAP, Routers, e Desktops Wireless, configuração de clientes via rádio freqüência, Intranets com controle de banda e monitoração.

Prof. RODRIGO ROCHA, MBA, CISSP
Certificado CISSP (Certified Information System Security Professional)
Consultor Especialista em Segurança da Informação na Conviso Application Security, Curitiba-PR

FORMAÇÃO ACADÊMICA: MBA em Gestão de Projetos pela FGV/ISAE, MBA em Gestão de Segurança da Informação pela Uninorte/Laureate, graduação em Processamento de Dados pela Uninorte/Laureate.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: : lecionou como professor do ensino superior na universidade Martha Falcão e em turmas de pós-graduação na Uninorte/Laureate. Instrutor em cursos de aperfeiçoamento. Colunista na Revista TI em Foco.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: atualmente trabalha na Conviso Application Security, Curitiba-PR, uma empresa especializada em Segurança da Informação com foco em Soluções de Segurança para aplicações. Atua como Consultor Especialista em Segurança da Informação, responsável por equipe de analistas e gerenciamento de projetos. Trabalhou na empresa Life Tecnologia e Consultoria, onde atuou como Analista de Segurança da Informação. Anteriormente atuou na Six Consultoria, como Consultor e Analista de Segurança da Informação e como como Analista de Segurança na Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI e na Prefeitura Municipal de Manaus. Possui mais de 12 anos de experiência na área de Segurança da Informação, com atuação na gestão de equipes, elaboração de estratégias para mitigação de riscos, acompanhamento de projetos, avaliação de requisitos, levantamento de necessidades, elaboração de orçamentos e escopos e estudo de tendências e inovações tecnológicas voltadas a excelência dos controles internos.

rodrigo

Prof. RODRIGO ALMEIDA, Mestrando
Mestrando em Ciência da Computação na UFAM
Diretor fundador da Bash IT Services & Security Audit.

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Mestrando em Ciência da Computação na UFAM, Graduado em Redes de Computadores pelo Centro Universitário do Norte - Laureate International Universities.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO/EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Possui mais de 17 anos no mercado de sistemas Unix/Linux, infraestrutura e segurança da informação em empresas como Global Crossing, Salcomp, Samsung, Força Aérea Brasileira, Nokia e Microsoft. Possui experiência internacional na área de segurança da informação, tendo atuado em tratativas de segurança em ambientes tecnológicos da China, Twain, Índia e Finlândia. Fundador e Diretor da empresa de Segurança da Informação Bash IT Services & Security Audit (2015).

Prof. ALMIR BRUNO, MBA
Especialista em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação pela UNINORTE
Consultor, Mentor e Docente de Pós-Graduação.

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Master Business Administration em Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação pela UNINORTE, e Graduado em Gestão de Redes de Computadores pela ULBRA-MAO. Possuindo ainda as seguintes certificações internacionais oficiais: COBIT pela ISACA, ITILF OSA pela AXELOS, PCC e PDC pela SLAC.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: : Vasta experiência como docente com 20 anos de atuação nesta área, passagem por diversas e renomadas instituições de ensino nos mais variados níveis acadêmicos, como: CETAM, SENAI, FRAM, IDAAM, UNIP e UNINORTE. Atualmente e há nove anos leciona exclusivamente para as turmas de Pós-Graduação e de MBA no Centro Universitário do Norte - Laureate International Universities – AM. Tendo como expertise a condução dos seguintes módulos aplicados à cursos de pós graduação Lato Sensu: Qualidade e Melhoria Contínua, Governança de TI, Gerenciamento de Serviços de TI pelo modelo COBIT, Gerenciamento de Serviços de TI pelo Modelo ITIL, Gestão de Riscos em TI, Governança Corporativa e Governança de TI, Ambientes Distribuídos, Governança Corporativa e de TI, Meios de Transmissão de Dados, Organizações e Tecnologia e Transmissão de Dados e Redes de Computadores.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Atualmente é Consultor de ITSM e Governança de TI, Mentor Corporativo e Professor de Pós graduação. Tendo como última atuação insourcing passagem pela empresa Central IT Governança Corporativa sediada em Brasília DF, atuando entre os melhores profissionais de Tecnologia da Informação do País. Realizou Consultorias em Multinacionais atuando pela ATOS Origin uma das maiores provedoras de outsourcing de TI mundial, Foi Coordenador de Tecnologia da Informação na empresa do Segmento Comercial 3Rios Distribuidora de Alimentos LTDA. Foi Consultor de Sistemas pela Prefeitura de Municipal de Manaus tendo atuado diretamente no Data Center da rede MAN, Atuou como Administrador de Redes na Indústria multinacional coreana SAMSUNG Eletronics. Teve a honrosa oportunidade de ser pupilo do ilustre Professor. Dr. Aguinaldo Aragon Fernandes, CGEIT, referência Nacional em Governança Corporativa e de TI.

kleitor

Prof. KLEITOR FRANKLINT, Esp
Especialista em Desenvolvimento de Sistemas Web, Engenharia e Gestão de Software pela FUCAPI-AM.
PMO Project Management Mentor na PRODAM-AM

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Especialista em Desenvolvimento de Sistemas Web, Engenharia e Gestão de Software pela FUCAPI-AM. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Luterana do Brasil-AM.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO/EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Possui 30 anos de experiência na área de desenvolvimento, gerenciamento de projetos e engenharia de software. Palestrante em vários eventos regionais e nacionais de controle de qualidade e ágil. Possui mais de 20 anos de experiência no ensino técnico e superior na área de gerenciamento de projetos, automação, testes ágeis e agilidade corporativa. Escritor do Blog www.clipzen.blog e autor de Guias Práticos.

Prof. JACKSON LIMA, Esp, Scrum Master
Pós-Graduado em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pela Universidade Paulista (UNIP)
Pós-Graduado em Governança de TI pela Uniasselvi
Certificado Scrum Master (CSM, SFPC)
Certificado Lean Inception Facilitator (CLF)
Analista de Suporte Sênior na Elsys Equipamentos Eletrônicos

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Especialista em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pela UNIP e especialista em Governança de TI pela Uniasselvi. Possui as certificações: Scrum Master Accredited Certification™ - http://bit.ly/certificaçãoCSM; Agile Scrum Foundation - https://www.credential.net/9cs7yjfr; Scrum Foundation Professional Certificate (SFPC) - http://bit.ly/SFPC_Jackson; Scrum Fundamentals Certified - http://bit.ly/SFC_Jack; CLF® –Certified Lean Inception Facilitator – Caroli.org

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO/EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:Professor de ensino Técnico no Centro de Ensino Literatus, já lecionou pelo CETAM e SEMED. Atualmente faz parte da equipe de Tecnologia da Informação na empresa Elsys Equipamentos Eletrônicos, atuando como Analista de Suporte Sênior. Possui mais de 15 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação.

resende

Prof. JOCELINO RESENDE, Esp
Especialista em Projetos, Execução e Controle de Estruturas e Fundações.
Auditor Técnico de Obras Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Piauí; Pós-graduação em Projetos, Execução e Controle de Estruturas e Fundações e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte).

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: instrutor da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Lecionou como professor universitário da Universidade FAMETRO-AM.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:É servidor concursado do TCE-AM, no cargo de Auditor Técnico de Controle Externo de Obras Públicas, atuando no planejamento e execução de inspeções e auditorias de obras públicas.

Júlio Viana

Prof. JÚLIO VIANA, Esp
Especialista em Auditoria Fiscal e Tributária pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA).
Auditor Técnico de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Pós-graduação em Auditoria Fiscal e Tributária pelo CIESA.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: instrutor da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Cursos ministrados: Lei de Responsabilidade Fiscal, Controle Externo e Interno; Receitas Vinculadas à Saúde e à Educação; Gestão Tributária Municipal. Professor de Orçamento Público em cursinhos preparatórios pra concurso público

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Atualmente é chefe do Departamento de Auditoria na área de Educação. Foi militar da Força Aérea Brasileira, onde atuou na função de especialista em meteorologia aeronáutica. É servidor concursado do TCE-AM, no cargo de Auditor Técnico de Controle Externo, atuando no planejamento e execução de inspeções e auditorias desde 2009.

Sem título

Prof. JÉSSICA VASCONCELOS, Grad
Pós-graduanda em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) pela Faculdade Uniasselvi
Professora e Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

FORMAÇÃO ACADÊMICA:Graduação em Designer de Interiores pela Faculdade Martha Falcão. Pós-graduanda em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Uniasselvi.

ATIVIDADES DOCENTES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO: Professora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na Universidade Nilton Lins.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Atualmente é professora do curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na UniversidadeNilton Lins. Interprete de Língua Brasileira de Sinais da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA) prestando serviço ao TCE-AM. Possui experiência como intérprete de Língua Brasileira de Sinais em: Projeto Curupira, Curso de Graduação de Designer de Interiores da Faculdade Martha Falcão, Intérprete do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Norte (UNINORTE), Intérprete do curso de Graduação de Designer da FUCAPI.