Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos (com base na Nova Lei de Licitações (L 14.133/2021)

Apresentação

O treinamento ““Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos (com base na Nova Lei de Licitações – Lei 14.133/2021)””tem por objetivo orientar profissionais e organizações no planejamento, gestão e fiscalização de contratos administrativos no âmbito da Administração Pública, de forma a garantir os resultados pretendidos pela Administração e alinhamento aos princípios da Administração Pública. Todo o curso está alinhado as novas exigências da nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021). A Estratégia Treinamentos adota metodologia direcionada para a prática, com aplicação de atividades prática e trabalho em equipe. Ao final do treinamento o aluno estará em condições realizar a gestão e a adequada fiscalização e acompanhamento da execução de contratos administrativos.

Público Alvo

•Gestores Públicos, servidores públicos envolvidos no processo de licitação e contratação, gestores e fiscais de contratos administrativos, controladores internos, prepostos de empresas terceirizadas e interessados em contratar com a Administração Pública.

Benefícios do Curso

• • Permitir ao aluno realizar a gestão e a adequada fiscalização e acompanhamento da execução dos contratos administrativos.

Treinamento Inclui:

* Certificado de Conclusão
* Coffee Break (sob consulta para treinamentos In Company)
* Material de Apoio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (DETALHADO):

MÓDULO 1: LICITAÇÃO PÚBLICA: Visão Geral das Etapas da Licitação (6h)

1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Apresentar uma visão geral das etapas da licitação, com foco na fase da contratação. .

1.2. TÓPICOS:

• Introdução: Principais Conceitos introduzidos pela nova Lei, princípios aplicáveis a nova Lei de Licitações e Contratos, objetos das licitações, arcabouço legal. • Aplicabilidade da Nova Lei de Licitações: vigência, período de transição, adoção do antigo e do novo regime de licitação: diferenças, vantagens e desvantagens. • Principais Alterações nas Modalidades de Licitação: critérios para escolha da modalidade: qualitativo e quantitativo; modalidades de licitação: principais alterações; • Tipos de Licitação e Principais Mudanças: Menor Preço; Melhor Técnica ou Conteúdo Artístico, Técnica e Preço; Maior Lance ou Oferta, Maior Retorno Econômico, Maior Desconto; • Situações de Exceção (Dispensas e Inexigibilidade da Licitação): principais alterações; • Sistema de Registro de Preços (SRP): Ata de Registro de Preços, órgão gerenciador, órgão participante, hipóteses para adoção do SRP. • Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI); • Regime Cadastral; • Fases da Licitação: Principais Alterações: o Fase Interna ou Preparatória: Demanda, Estudo Técnico Preliminar, Escolha da modalidade de licitação, Elaboração do Projeto Básico ou Termo de Referência, Orçamentação e Sigilo de Preços, Elaboração do Instrumento Convocatório; o Fase Externa ou Executória: Abertura, Habilitação: exigências de documentos habilitatórios: limites legais e razoabilidade. Exigências edilícias fundadas em atos normativos de agências reguladoras; Formalidades e registros cadastrais dos documentos de habilitação; Julgamento, Homologação e Adjudicação. .

MÓDULO 2: CONTRATO ADMINISTRATIVO (6h)

2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Apresentar os aspectos relevantes e essenciais dos contratos administrativos

]

2.2. TÓPICOS:

• Contrato administrativo: definições. • Fase Contratual: atividades da fase contratual, minuta e modelo de gestão do contrato. • Características dos contratos: Presença da Administração Pública como poder público, finalidade pública, obediência à forma prescrita em Lei, procedimento legal, natureza de contrato de adesão, Natureza intuitu personae, presença das cláusulas exorbitantes, mutabilidade. • Cláusulas essenciais do contrato; • Termo de contrato; • Vigência do contrato administrativo; • Prazo de Execução, prorrogação e duração dos contratos; • Vigência e Eficácia; • Contagem de prazo contratual; • Alterações no contrato administrativo e instrumentos de alteração; • Equilíbrio econômico financeiro do contrato: mecanismos de recomposição; • Extinção do Contrato Administrativo; • Rescisão: hipóteses; • Aplicação de Penalidades à contratada; • Tipos de multas

MÓDULO 3: GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO (12h)

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Apresentar os requisitos essenciais para a adequada gestão, acompanhamento e fiscalização dos contratos administrativos.

3.2. TÓPICOS:

• Gestão Administrativa de Contratos: Papéis e atribuições do gestor Administrativo do contrato; Gestão administrativa da execução do contrato (Prazos, vigência, execução, fiscalização técnica); Acompanhamento da qualidade, economia e minimização de riscos na execução contratual; Revisão das cláusulas contratuais; Aplicação de penalidades ao contratado; A rescisão do contrato nos casos previstos; Avaliação e confecção dos aditivos contratuais. • Fiscalização de Contratos: • Processo de nomeação do fiscal: quem nomeia, como se dá a nomeação, perfil do fiscal, hipóteses de recusa e impedimento; • Fiscalização por Comissão: composição, benefícios, procedimento; • A contratação de terceiros para auxiliar a fiscalização: regras e condições; • Atribuições e Deveres do Fiscal do Contrato: critérios, atribuições, deveres (orientar, acompanhar, interditar, glosar, informar, registrar, medir, sugerir, atestar, notificar); • Impedimentos do Fiscal: Habitualidade, subordinação ou vinculação hierárquica, prestação de contas, controle de frequência, supervisão direta sobre os empregados da contratada, aplicação de sanção ou penalidade administrativa ou funcional; • Gerenciamento de Incidentes Contratuais: registro e medidas administrativas; • Níveis de Responsabilidade do Fiscal; • Metodologias de Fiscalização; • Atuação do fiscal nas rescisões contratuais; • Atuação do fiscal no encerramento dos contratos; • Instrumentos de apoio à fiscalização: consultas, vistorias, pesquisas de satisfação, registro próprio, livro/sistema de registro de reclamações; • Fiscalização das obrigações trabalhistas e sociais do contratado: • Responsabilidade subsidiária e solidária da Administração; • Documentos exigidos para prestadores de serviço, cooperativas, OSCIP’s e Organizações Sociais; • Garantia da qualidade e execução dos serviços: avaliação por amostragem; • Conduta na detecção de vícios, defeitos ou incorreções no objeto contratado; • Falhas mais comuns no Acompanhamento de Contratos; • Responsabilização e Implicações Legais aos fiscais; • Ateste e Pagamento: • Noções sobre as fases das despesas: programação orçamentária e financeira, licitação, empenho, liquidação e pagamento; • Documentos de comprovação da despesa: nota fiscal, fatura, recibo, documentação complementar; • Atesto: conceito e responsabilidades; formas e procedimentos para efetuação do Atesto; • Aplicação de penalidades
• Estudo de caso/Atividade prática: checklist para proteção de dados pessoais.

RECURSOS DIDÁTICOS

Apresentação de slides e vídeos e uso de material de apoio (legislação aplicável, papéis de trabalho, textos técnicos, estudo de casos, exercícios práticos).

METODOLOGIA

• Aulas expositivas, com a participação dos alunos.
• Apresentação de Estudos de caso.
• Resolução de problemas e exercícios práticos

INVESTIMENTO/FORMAS DE PAGAMENTO:

🏨 MODALIDADE IN HOTEL:
Esse treinamento está sendo oferecido na modalidade IN HOTEL.
Nessa modalidade os cursos são realizados em hotéis com ambientes confortáveis com o fornecimento de alimentação completa, dentre outros benefícios.

ABRIL
CIDADE: JOÃO PESSOA -PB
DATA: 22 a 24 ABR 2024
LOCAL: Hotel “Laguna Praia Hotel”

🏨 MODALIDADE IN HOTEL:
Este treinamento está sendo ofertado na modalidade IN HOTEL.
Este treinamento INCLUI:

1) Ambiente de Hotel: ambiente de aprendizagem confortável em hotel de renome na região de realização do curso (NÃO inclui hospedagem);
2) Alimentação Completa: 03 (três) almoços do tipo buffet com bebida não alcóolica e sobremesa; 06 (seis) coffee breaks especiais; água e café servidos durante todo o treinamento;
3) Material didático e de apoio: Apostila impressa, pasta executiva em courino e material para anotações (bloco e caneta);
4) Sorteio de Livros;
5) Certificado de Conclusão.

📈 INVESTIMENTO
Valor Normal: R$ 2.680,00.
POLÍTICA DE DESCONTOS:
ACIMA de 03 participantes: Desconto (2%): R$ 2.626,40.
ACIMA de 10 participantes: Desconto (5%): R$ 2.546,00.

ACIMA de 20 participantes: Desconto (10%): R$ 2.412,00.

ACIMA de 30 participantes: Desconto (15%): R$ 2.278,00.

Setor Público: Apresentação da Nota de Empenho (Valor Integral)
Demais: Depósito em Conta Corrente ou Pague Seguro, conforme Política de Descontos

Razão Social: Estratégia Treinamentos LTDA
CNPJ: 32.632.083/0001-28
Inscrição Municipal 42596901

Banco: Bradesco
Agência: 0320-4
Conta Corrente: 0042937-6

🏨 MODALIDADE IN HOTEL:
Este treinamento está sendo ofertado na modalidade IN HOTEL.
Este treinamento INCLUI:
1) Ambiente de Hotel: ambiente de aprendizagem confortável em hotel de renome na região de realização do curso (NÃO inclui hospedagem);
2) Alimentação Completa: 03 (três) almoços do tipo buffet com bebida não alcóolica e sobremesa; 06 (seis) coffee breaks especiais; água e café servidos durante todo o treinamento;
3) Material didático e de apoio: Apostila impressa, pasta executiva em courino e material para anotações (bloco e caneta);
4) Sorteio de Livros;
5) Certificado de Conclusão.

📈 INVESTIMENTO
Valor Normal: R$ 2.680,00.
POLÍTICA DE DESCONTOS:
ACIMA de 03 participantes: Desconto (2%): R$ 2.626,40.
ACIMA de 10 participantes: Desconto (5%): R$ 2.546,00.

ACIMA de 20 participantes: Desconto (10%): R$ 2.412,00.
ACIMA de 30 participantes: Desconto (15%): R$ 2.278,00.