Atuação dos Órgãos de Assessoramento Jurídico e Controle Interno em Licitações e Contratos Administrativos (com Base na Nova Lei de Licitações: L14133/2021)

Apresentação

O treinamento “Atuação dos Órgãos de Assessoramento Jurídico e Controle Interno em Licitações e Contratos Administrativos (com Base na Nova Lei de Licitações: L14133/2021)”tem por objetivo capacitar os integrantes dos órgãos de assessoramento em relação as mudanças trazidas pela NLLC. A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos- NLLC (L14133/2021) traz mudanças importantes na atuação dos órgãos de assessoramento jurídico e de Controle Interno no âmbito das contratações públicas. A interpretação e aplicação dos requisitos da NLLC é fundamental na atuação dos assessores jurídicos, procuradores jurídicos, controladores e auditores internos e externos e demais agentes envolvidos no controle de legalidade da contratação na Administração Pública. O treinamento perpassa pelos aspectos e requisitos definidos na NLLC a serem observados pelos órgãos de assessoramento jurídico e de controle interno, tais como os aspectos de planejamento e requisitos de governança das contratações, gestão de riscos, emissão de pareceres técnicos e jurídicos, responsabilidade dos pareceristas, controladores internos, autoridades competentes e demais agentes públicos envolvidos no processo de contratação pública, defesa dos agente públicos pela advocacia pública, disciplinamento em situações onde haja a recomendação pela nulidade dos contratos, resolução de controvérsias, precedentes dos órgãos de controle, dentre outros aspectos relevantes trazidos pela NLLC que devem ser observados ou de conhecimento dos advogados públicos, controladores internos e demais profissionais envolvidos diretamente no processo de contratação pública. A Estratégia Treinamentos adota metodologia direcionada para a prática, com aplicação de estudos de caso e realização de trabalhos práticos em equipe. Ao final do treinamento o aluno estará apto a compreender e aplicar as mudanças trazidas pela NLLC na atuação dos órgãos de assessoramento jurídico e de controle interno no controle de legalidade da contratação pública.

Público Alvo

•• Assessores Jurídicos, Controladores e Auditores Internos e Externos, Agentes ou Comissões de Contratação, equipes de apoio da contratação, fiscais de contrato e demais profissionais envolvidos nas contratações públicas.

Benefícios do Curso

• Aperfeiçoamento dos órgãos de assessoramento jurídico, controle interno e externo a partir da compreensão e aplicação das mudanças trazidas pela NLLC no controle de legalidade da contratação pública.

Treinamento Inclui:

* Certificado de Conclusão
* Coffee Break (sob consulta para treinamentos In Company)
* Material de Apoio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (DETALHADO):

MÓDULO 1: ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE ASSESSORAMENTO NO APOIO AO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA (8h)

1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover a orientação aos órgãos de assessoramento quanto a sua atuação no processo de contratação pública e em relação às inovações trazidas pela L14133/2021. .

1.2. TÓPICOS:

• Papeis e atribuições dos Órgãos de Assessoramento (assessoramento jurídico e controle interno) na NLLC: • Gestão por competência, Segregação de Funções, controle preventivo; • Requisitos e Impedimentos para a designação dos Agentes da Contratação e Integrantes dos Órgãos de Assessoramento; • Defesa dos Agentes Públicos nas esferas Administrativa, Controladora e Judicial pela Advocacia Pública: requisitos, condições, precedentes, controvérsias; • Apoio aos agentes responsáveis pela contratação: impactos, obrigatoriedade de atuação dos órgãos de assessoramento quando demandados, controvérsias; • O que estabelece o Decreto nº 11.246/2022; • Controle Prévio de Legalidade a ser Realizada pelos Órgãos de Assessoramento (assessoramento jurídico e controle interno): • Fase Preparatória da Contratação: critérios e análise dos instrumentos, documentos e requisitos que compõe o processo de contratação; • Contratação Direta: critérios, análise dos instrumentos e documentos que compõe o processo de contratação direta; • Parecer da Assessoria Jurídica: • Parecer Jurídico: critérios, formato, conteúdo e linguagem, situações em que o Parecer Jurídico é obrigatório ou dispensável; • Manifestação do Controle Interno: • Manifestação Técnica: manifestação acerca dos aspectos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos administrativos da gestão de contratações; acompanhamento contínuo do ciclo da contratação; quando se manifestar; • Responsabilidades dos Pareceristas, Controladores Internos, Autoridades Competentes e demais Agentes Públicos: critérios, precedentes e entendimentos do TCU e STF, controvérsias; • Atuação dos Órgãos de Assessoramento durante a Convivência entre os Regimes Jurídicos de Contratação da L8666/95 e L14133/21: • Contratações no Regime Antigo (L8666/93): questões relacionadas as Atas de Registro de Preço; Contratos, vigência, prorrogações, datas-limite; • Regras de transição L8666/95 x L14133/21: adoção do antigo e do novo regime de licitação: diferenças, vantagens e desvantagens, efeitos práticos; • Impactos aos órgãos que não implementaram os requisitos de infraestrutura e a integração de sistemas ao PNCP; • Regulamentos editados com base na NLLC: impactos na atuação dos órgãos de assessoramento; • Controle Social: atendimento ao princípio da transparência pública. .

MÓDULO 2: GOVERNANÇA, CONTROLE, GESTÃO DE RISCOS DAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS E AS 3 LINHAS DE DEFESA (6h)

2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Compreender as inovações trazidas pela NLLC para a boa governança, controle e gerenciamento de riscos das contratações públicas.

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2.2. TÓPICOS:

• Governança das Contratações (com base na Portaria SEGES/ME nº 8678/2021): • Conceitos; • Fundamentos: objetivos, função, diretrizes; • Instrumentos: • Plano Diretor de Logística Sustentável - PLS; • Plano de Contratações Anual; • Política de gestão de estoques; • Política de compras compartilhadas; • Gestão por competências; • Política de interação com o mercado; • Gestão de riscos e controle preventivo; • Diretrizes para a gestão dos contratos; • Definição de estrutura da área de contratações públicas. • Gestão de Riscos da Contratação na NLLC: • Conceitos, objetivos e diretrizes da NLLC; • Gestão de Riscos como diretriz de planejamento, na gestão de contratos e nas ações de controle de legalidade; • Matriz de Gerenciamento de Riscos da Contratação x Matriz de Alocação de Riscos: • Diferenças, objetivos, categoria de riscos, formas de mitigação dos riscos; • Gerenciamento de riscos cíclico da contratação; • Contratações em que a Matriz de Alocação de Riscos é obrigatória; • Impactos, alterações e direito à revisão dos valores pactuados; • Controle das Contratações: • Papéis e responsabilidades essenciais no gerenciamento de riscos e controle; • As 3 Linhas de Defesa: • 1ª Linha de Defesa: servidores e empregados públicos, agentes de licitação e autoridades que atuam na estrutura de governança do órgão ou entidade; • 2ª Linha de Defesa: unidades de assessoramento jurídico e de controle interno do próprio órgão ou entidade; • 3ª Linha de Defesa: órgão central de controle interno da Administração e tribunal de contas; • Fiscalização de Controle dos Tribunais de Contas: • Requisitos do Art. 171, da L14133/21; • Suspensão Cautelar de Procedimentos Licitatórios: disciplinamento, condições, prazos e providências observadas pelos órgãos de controle. • O papel da Assessoria Jurídica e do Controle Interno no atendimento aos objetivos da Governança, do Controle e da Gestão de Riscos nas Contratações.

MÓDULO 3: ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE ASSESSORAMENTO NO APOIO À FASE DE EXECUÇÃO CONTRATUAL (4h)

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover a orientação aos órgãos de assessoramento quanto a sua atuação no processo de gestão e fiscalização de contratos e em relação às inovações trazidas pela L14133/2021.

3.2. TÓPICOS:

• Assessoramento Jurídico ao Gestor e Fiscal do Contrato: • Consultas e Respostas: • Manifestação jurídica sob consulta específica acerca da dúvida jurídica a ser dirimida, de forma clara e individualizada; • Esclarecimento de dúvidas; • Fluxo procedimental; • Tomadas de decisão em observância às manifestações jurídicas. • Assessoramento do Controle Interno ao Gestor e Fiscal do Contrato: • Consultas e Respostas: • Manifestação alinhada à supervisão técnica e as orientações normativas do órgão central do Sistema de Controle Interno do qual o órgão se subordina; • Esclarecimento de dúvidas; • Fluxo procedimental; • Tomadas de decisão em observância às manifestações técnicas. • Procedimento Sancionador: • Aspectos Fundamentais; • Tipo de Sanções; • Proporcionalidade e dosimetria da pena; • Contraditório e Ampla Defesa.

MÓDULO 4: ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE ASSESSORAMENTO NA ANÁLISE DE NULIDADE DOS PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS E DOS CONTRATOS: DISCIPLINAMENTO E REQUISITOS DA NLLC (6h)

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Apresentar os requisitos da NLLC na análise de irregularidades em procedimentos licitatórios e em contratos que ensejam a sua nulidade.

3.2. TÓPICOS:

• Nulidade dos Procedimentos Licitatórios ou dos Contratos: • Teoria tradicional das nulidades x Nulidade de Contratos na NLLC; • Irregularidades nos Procedimentos Licitatórios ou nos Contratos: • Requisitos para avaliação do interesse público: • Impactos econômicos e financeiros decorrentes do atraso na fruição dos benefícios do objeto do contrato; • Riscos sociais, ambientais e à segurança da população local decorrentes do atraso na fruição dos benefícios do objeto do contrato; • Motivação social e ambiental do contrato; • Custo da deterioração ou da perda das parcelas executadas; • Despesa necessária à preservação das instalações e dos serviços já executados; • Despesa inerente à desmobilização e ao posterior retorno às atividades; • Medidas efetivamente adotadas pelo titular do órgão ou entidade para o saneamento dos indícios de irregularidades apontados; • Custo total e estágio de execução física e financeira dos contratos, dos convênios, das obras ou das parcelas envolvidas; • Fechamento de postos de trabalho diretos e indiretos em razão da paralisação; • Custo para realização de nova licitação ou celebração de novo contrato; • Custo de oportunidade do capital durante o período de paralisação. • Aplicação da LINDB (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro) – Decreto Lei nº 4.657/42 e alterações (Lei 12.376/2010): • Aplicabilidade dos art. 20 a 28.

RECURSOS DIDÁTICOS

Apresentação de slides e vídeos e uso de material de apoio (legislação aplicável, papéis de trabalho, textos técnicos, estudo de casos, exercícios práticos).

METODOLOGIA

• Aulas expositivas, com a participação dos alunos.
• Apresentação de Estudos de caso.
• Resolução de problemas e exercícios práticos

INVESTIMENTO/FORMAS DE PAGAMENTO:

PRESENCIAL:
🏨 MODALIDADE IN HOTEL:
Esse treinamento está sendo oferecido na modalidade IN HOTEL.
Nessa modalidade os cursos são realizados em hotéis com ambientes confortáveis com o fornecimento de alimentação completa, dentre outros benefícios.

JULHO
CIDADE: BELÉM-PA
DATA: 01 a 03 JUL 2024
LOCAL: Hotel à confirmar

🏨 MODALIDADE IN HOTEL:
Este treinamento está sendo ofertado na modalidade IN HOTEL.
Este treinamento INCLUI:

1) Ambiente de Hotel: ambiente de aprendizagem confortável em hotel de renome na região de realização do curso (NÃO inclui hospedagem);
2) Alimentação Completa: 03 (três) almoços do tipo buffet com bebida não alcóolica e sobremesa; 06 (seis) coffee breaks especiais; água e café servidos durante todo o treinamento;
3) Material didático e de apoio: Apostila impressa, pasta executiva em courino e material para anotações (bloco e caneta);
4) Sorteio de Livros;
5) Certificado de Conclusão.

📈 INVESTIMENTO
Valor Normal: R$ 2.680,00.
POLÍTICA DE DESCONTOS:
ACIMA de 03 participantes: Desconto (2%): R$ 2.626,40.
ACIMA de 10 participantes: Desconto (5%): R$ 2.546,00.

ACIMA de 20 participantes: Desconto (10%): R$ 2.412,00.

ACIMA de 30 participantes: Desconto (15%): R$ 2.278,00.

Setor Público: Apresentação da Nota de Empenho (Valor Integral)
Demais: Depósito em Conta Corrente ou Pague Seguro, conforme Política de Descontos

Razão Social: Estratégia Treinamentos LTDA
CNPJ: 32.632.083/0001-28
Inscrição Municipal 42596901

Banco: Bradesco
Agência: 0320-4
Conta Corrente: 0042937-6

🏨 MODALIDADE IN HOTEL:
Este treinamento está sendo ofertado na modalidade IN HOTEL.
Este treinamento INCLUI:
1) Ambiente de Hotel: ambiente de aprendizagem confortável em hotel de renome na região de realização do curso (NÃO inclui hospedagem);
2) Alimentação Completa: 03 (três) almoços do tipo buffet com bebida não alcóolica e sobremesa; 06 (seis) coffee breaks especiais; água e café servidos durante todo o treinamento;
3) Material didático e de apoio: Apostila impressa, pasta executiva em courino e material para anotações (bloco e caneta);
4) Sorteio de Livros;
5) Certificado de Conclusão.

📈 INVESTIMENTO
Valor Normal: R$ 2.680,00.
POLÍTICA DE DESCONTOS:
ACIMA de 03 participantes: Desconto (2%): R$ 2.626,40.
ACIMA de 10 participantes: Desconto (5%): R$ 2.546,00.

ACIMA de 20 participantes: Desconto (10%): R$ 2.412,00.
ACIMA de 30 participantes: Desconto (15%): R$ 2.278,00.