Apresentação
O treinamento “Planejamento e Contratações de Bens e Serviços de TIC – com ênfase no Poder Judiciário” tem por objetivo orientar e preparar profissionais e a organização integrante da estrutura do Poder Judiciário na condução do processo de planejamento e contratação de bens e serviços de TIC, de forma que os recursos disponíveis sejam melhor aproveitados, o processo seja executado com maior probabilidade de êxito e segurança técnica e jurídica e os bens e serviços contratados sejam bem empregados, considerando para isso aspectos importantes, como a agregação de valor, a gestão dos riscos da contratação, alinhamento às disposições legais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aos princípios basilares da Administração Pública (economicidade, isonomia, eficiência, legalidade, publicidade e transparência). O Estratégia Treinamento adota metodologia direcionada para a prática, com aplicação de estudos de caso e trabalho em equipe. Ao final do treinamento o aluno estará apto a participar do processo de contratação e a elaborar os artefatos da fase de planejamento da contratação, conforme as boas práticas de mercado e Diretrizes do CNJ.
Público Alvo
• Analistas e gestores de TIC, gestores da área de negócio, ordenadores de despesa, auditores, gestores de riscos corporativos e de TIC, gestores e fiscais de contrato, assessores jurídicos, Presidente e membros de Comissões de Licitações, Pregoeiros, equipes de apoio administrativo, membros do Comitê Gestor de TIC, membros do Comitê Gestor de Segurança da Informação, estudantes e profissionais independentes interessados na temática.
Benefícios do Curso
Aperfeiçoamento profissional e melhor atuação de gestores e equipes da área de TIC, gestores da área de negócios, assessores jurídicos, gestores e fiscais de contrato, auditores e demais participantes do processo de contratação de TIC; maior probabilidade de êxito e segurança técnica e jurídica nas contratações de TIC, a partir da identificação e mitigação dos riscos da contratação e alinhamento às disposições legais e aos princípios basilares da Administração Pública; melhor desempenho organizacional com o alcance de seus objetivos estratégicos e melhoria na qualidade dos serviços públicos entregues à Sociedade.
Treinamento Inclui:
* Certificado de Conclusão * Coffee Break (sob consulta para treinamentos In Company) * Material de Apoio.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (DETALHADO):
1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover os conhecimentos básicos e fundamentais da área de T.I e a identificação do contexto e dos principais objetos de aquisição e contratação de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações.
1.2. TÓPICOS:
• Conceitos Fundamentais de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC): Conceitos fundamentais da área de TIC: Tecnologia da Informação: hardware, software, tecnologia de redes, sistemas de telecomunicações, serviços, gestão de dados; segurança da informação.
• Conceito de soluções de TIC. • Soluções emergentes em TIC: Cloud, IoT, Big Date, Data Analysis.
2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover uma visão geral dos aspectos mais relevantes das Normas Gerais de Licitação (Lei 8.666/93) e demais normas aplicáveis no contexto das contratações de bens e serviços de TIC.
2.2. TÓPICOS:
• Conceitos fundamentais sobre licitações e contratos. • Modalidades e tipos de licitação. • Adesão a Atas de Registro de Preços. • Formalização, Execução e Gestão de Contratos. • Jurisprudências.
3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover uma visão holística do processo de contratação de bens e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações por meio da compreensão das etapas e dos pontos relevantes desse processo, conforme as boas práticas de mercado e em conformidade com as diretrizes para as contratações de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação pelos órgãos submetidos ao Controle administrativo e financeiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – Resolução CNJ Nr 182/2013.
3.2. TÓPICOS:
• A importância do planejamento das contratações de bens e serviços de TIC. • Legislação básica em Contratações de TIC no âmbito do Poder Judiciário: Resolução CNJ Nr 182/2013; Resolução CNJ Nr 198/2014. • Plano e diretrizes de contratações de bens e serviços de TIC: Resolução 182/2013. • Alinhamento com o Planejamento Estratégico Organizacional e Plano Diretor de TIC. • Partes integrantes do processo de planejamento das contratações de bens e serviços de TIC: órgão contratante, setor de TIC do órgão contratante, órgão superior, Comissão de Licitação. • Atribuições dos Integrantes demandante, técnico e administrativo. • Orçamento de TIC. • Seleção do fornecedor: principais pontos a serem observados. • Gestão do contrato: principais pontos a serem observados. • Principais controles. • Artefatos produzidos no processo de contratação de bens e serviços de TIC: Estudo Técnico Preliminar, Plano de Trabalho, Termo de Referência/Projeto Básico.
4.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover • conhecimento necessário para a elaboração do Estudo Técnico Preliminar.
4.2. TÓPICOS:
• Estudos Preliminares: Estudo Técnico Preliminar (ETP): • Obrigatoriedade e transparência do ETP nas contratações públicas. • DOD (Documento de Oficialização da Demanda). • Estrutura do Estudo Técnico Preliminar (ETP), conforme Resolução CNJ Nr 182/2013: • Documento: Análise de Viabilidade da Contratação; • Documento: Sustentação do Contrato; • Documento: Sustentação do Contrato; • Documento: Análise de Riscos. • Estudo de caso: estudo prático com a elaboração do Estudo Técnico Preliminar.
5.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover o conhecimento necessário para a elaboração do Plano de Trabalho em contratações de serviços de TIC com cessão de mão de obra.
5.2. TÓPICOS:
• Estudos Preliminares: Estudo Técnico Preliminar (ETP): • Plano de Trabalho: terceirização de atividades executadas mediante cessão de mão de obra. • Estrutura do Plano de Trabalho: necessidade da solução de TIC, relação de demanda, demonstrativo de resultados a serem alcançados.
6.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover o conhecimento necessário para a elaboração do Termo de Referência/Projeto Básico em conformidade com as Resoluções do CNJ.
6.2. TÓPICOS:
• Projeto Básico/Termo de Referência: Estrutura, principais pontos a serem observados, Controles recomendados. • Plano de Trabalho: terceirização de atividades executadas mediante cessão de mão de obra. • Transparência no processo de contratação. • Estudo de caso: elaboração do Termo de Referência/Projeto Básico
7.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover o conhecimento necessário para a mitigar os principais erros detectados no processo de planejamento e contratações de bens e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações pelos órgãos de fiscalização.
7.2. TÓPICOS:
• Principais Irregularidades Encontradas em Contratações de Soluções de TIC: principais achados. • Controles Internos: controles recomendados. • Posicionamentos Recentes dos órgãos de controle na área de controle externo de T.I: legislação aplicável; jurisprudências e posicionamentos recentes dos órgãos de controle sobre o tema.
Apresentação de slides e vídeos e uso de material de apoio (legislação aplicável, papéis de trabalho, textos técnicos, estudo de casos, exercícios práticos).
• Aulas expositivas, com a participação dos alunos. • Apresentação de Estudos de caso. • Resolução de problemas e exercícios práticos
INVESTIMENTO/FORMAS DE PAGAMENTO:
- LOCAL E DATA DE REALIZAÇÃO
- INVESTIMENTO
- FORMA DE PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO
- POLÍTICA DE DESCONTO PARA PAGAMENTOS ANTECIPADOS:
Valor Integral: R$2.480,00
Setor Público: Apresentação da Nota de Empenho (Valor Integral) Demais: Depósito em Conta Corrente ou Pague Seguro, conforme Política de Descontos
Razão Social: Estratégia Treinamentos LTDA
CNPJ: 32.632.083/0001-28
Inscrição Municipal 42596901
Banco: Bradesco Agência: 0320-4 COnta Corrente: 0042937-6
Pagamento Antecipado até 15 dias (20% desconto): R$ 1.984,00 - somente depósito em conta Pagamento Antecipado até 10 dias (15% desconto): R$ 2.108,00 - somente depósito em conta Pagamento Antecipado até 05 dias (5% desconto): R$ 2.356,00 - depósito em conta ou Pague Seguro Para pagamentos após a data de início do treinamento: valor integral.