Elaboração dos Instrumentos de Planejamento da Contratação: Documento de Formalização da Demanda (DFD), Estudo Técnico Preliminar (ETP), Mapa de Gerenciamento de Riscos da Contratação (MGRC) e Termo de Referência/Projeto Básico (NLLC: L14133/2021)

Apresentação

O treinamento “Elaboração dos Instrumentos de Planejamento da Contratação: Documento de Formalização da Demanda (DFD), Estudo Técnico Preliminar (ETP), Mapa de Gerenciamento de Riscos da Contratação (MGRC) e Termo de Referência/Projeto Básico (NLLC: L14133/2021)”tem por objetivo orientar e preparar profissionais e organizações na condução e elaboração de seus projetos básicos e termos de referência, de forma que os recursos disponíveis sejam melhor aproveitados, o processo seja executado com maior probabilidade de êxito e segurança técnica e jurídica e os bens adquiridos ou os serviços contratados sejam bem empregados, considerando para isso aspectos importantes, como o alinhamento estratégico, a agregação de valor, a gestão dos riscos da contratação e a conformidade com às disposições legais e com os princípios basilares da Administração Pública (Legalidade, Economicidade, Igualdade, Eficiência, Publicidade, Transparência, etc.). O treinamento inclui a elaboração do Estudo Técnico Preliminar, artefato obrigatório na elaboração do Projeto Básico/Termo de Referência (art. 6º, Lei 14.133/2021) e fundamental no processo de planejamento das contratações públicas. Com base em estudo de caso fornecido no treinamento, o aluno irá realizar as atividades de elaboração dos artefatos que compõem a fase de planejamento da contratação. A Estratégia Treinamentos LTDA fornece os modelos editáveis para o curso: o modelo de DFD (Documento de Formalização da Demanda), modelo de ETP (Estudo Técnico Preliminar), modelo de Mapa de Gerenciamento de Riscos e o modelo de Projeto Básico/Termo de Referência, todos estruturados e prontos para serem usados pelo aluno após o treinamento no seu dia-a-dia da Organização. A Estratégia Treinamentos adota metodologia direcionada para a prática, com aplicação de estudos de caso e trabalho em equipe. Ao final do treinamento o aluno será capaz de participar do processo de planejamento da contratação com foco na elaboração do Estudo Técnico Preliminar e do Projeto Básico ou Termos de Referência.

Público Alvo

Integrantes de equipes de planejamento da contratação, equipes de apoio, agentes da contratação, membros de comissões de contratação, gestores públicos e ordenadores de despesa, assessores jurídicos, controladores internos, fiscais de contrato e prepostos, auditores, gestores de riscos corporativos, servidores públicos que desenvolvam atividades voltadas para a aquisição de materiais e contratação de serviços, fornecedores, estudantes e profissionais independentes interessados na temática.

Benefícios do Curso

Adequação do processo de contratação a nova Lei de Licitações, aperfeiçoamento profissional e melhor atuação de gestores e de equipes de planejamento da contratação, membros de Comissões da contratação; agentes da contratação e demais servidores envolvidos no processo de aquisição de bens e contratação de serviços; maior probabilidade de êxito e segurança técnica e jurídica nas aquisições e contratações de bens e serviços; melhor desempenho organizacional com o alcance de seus objetivos estratégicos; melhoria na qualidade dos serviços públicos entregues à Sociedade.

Treinamento Inclui:

* Certificado de Conclusão
* Coffee Break (sob consulta para treinamentos In Company)
* Material de Apoio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (DETALHADO):

MÓDULO 1: LICITAÇÃO PÚBLICA: Visão Geral das Etapas da Licitação (6h)

1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover uma visão geral dos aspectos mais relevantes de Lei de Licitações e Contratos e demais normas aplicáveis. .

1.2. TÓPICOS:

• Introdução: Conceitos fundamentais, princípios aplicáveis às Licitações, caracterização dos objetos das licitações, arcabouço legal. • PNCP (Portal Nacional de Contratações Públicas): objetivos, informações e serviços. • Modalidades de Licitação: critérios para escolha da modalidade: qualitativo e quantitativo; modalidades de licitação: Concorrência, Pregão, Concurso, Leilão, Diálogo Competitivo. • Critérios de Julgamento: Menor Preço, Maior Desconto, Melhor Técnica ou Conteúdo Artístico, Técnica e Preço; Maior Lance, Maior Retorno Econômico. • Procedimentos Auxiliares de Licitação: Credenciamento, Pré-Qualificação, Processo de Manifestação de Interesse, Sistema de Registro de Preços, Registro Cadastral. • Fases da Licitação: o Fase Interna ou Preparatória: Demanda, Estudo Técnico Preliminar, Análise dos Riscos, Instrução do Processo Licitatório, Escolha da modalidade de licitação, Elaboração do Projeto Básico ou Termo de Referência, Orçamentação, Elaboração do Instrumento Convocatório; o Fase Externa ou Executória: Abertura, Divulgação do Edital, Apresentação de Propostas e lances, Julgamento, Habilitação, Recurso e Homologação. • Situações de Exceção: Dispensas e Inexigibilidade da Licitação. • Anulação, Revogação e Convalidação: motivações e competências.

MÓDULO 2: ESTUDOS PRELIMINARES (10h)

2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover os conhecimentos necessários para a elaboração dos Estudos Preliminares.

]

2.2. TÓPICOS:

• Introdução ao Planejamento da Contratação: o A importância do planejamento nas contratações; o Alinhamento estratégico da contratação; o DFD – Documento de Formalização da Demanda; o Instituição da Equipe de planejamento da contratação. o Alinhamento ao PAC (Plano Anual de Contratações) e demais instrumentos de planejamento estratégicos da Administração. • Elaboração do Estudo Técnico Preliminar: o Descrição da necessidade da contratação, considerado o problema a ser resolvido sob a perspectiva do interesse público; o Alinhamento Estratégico e Demonstração da previsão da contratação no plano de contratações anual, sempre que elaborado, de modo a indicar o seu alinhamento com o planejamento da Administração; o Requisitos da contratação: requisitos de negócio, tecnológicas, requisitos de sustentabilidade, requisitos de segurança da informação e demais requisitos necessários e suficientes à escolha do objeto; o Estimativas das quantidades para a contratação, acompanhadas das memórias de cálculo e dos documentos que lhes dão suporte, que considerem interdependências com outras contratações, de modo a possibilitar economia de escala; o Levantamento de mercado, que consiste na análise das alternativas possíveis, e justificativa técnica e econômica da escolha do tipo de solução a contratar; o Estimativa do valor da contratação, acompanhada dos preços unitários referenciais, das memórias de cálculo e dos documentos que lhe dão suporte, incluindo a Análise Comparativa do Custo Total de Propriedade (TCO): o Registro de soluções consideradas inviáveis; o Descrição da solução como um todo, inclusive das exigências relacionadas à manutenção e à assistência técnica (quando aplicável); o Justificativas para o parcelamento ou não da contratação; o Demonstrativo dos resultados pretendidos em termos de economicidade e de melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis; o Providências a serem adotadas pela Administração previamente à celebração do contrato, inclusive quanto à capacitação de servidores ou de empregados para fiscalização e gestão contratual; o Contratações correlatas e/ou interdependentes; o Descrição de possíveis impactos ambientais e respectivas medidas mitigadoras, incluídos requisitos de baixo consumo de energia e de outros recursos, bem como logística reversa para desfazimento e reciclagem de bens e refugos (quando aplicável); o Posicionamento conclusivo sobre a adequação da contratação para o atendimento da necessidade a que se destina. • Gerenciamento de Riscos da Contratação: mapa de gerenciamento de riscos. • Modelo de Estudo Preliminar: estrutura e elementos. o Aplicação de Estudo de Caso

MÓDULO 3: ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO/TERMO DE REFERÊNCIA EM CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (8h)

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover os conhecimentos necessários para a elaboração do Termo de Referência/Projeto Básico em contratações no âmbito dos órgãos públicos.

3.2. TÓPICOS:

• Projeto Básico/Termo de Referência (TR/PB): o Equipe de Planejamento da contratação; o Identificação do Objeto da contratação: título, identificação do objeto; o Descrição do objeto ou da solução: bens e serviços que compõe a solução; o Justificativa para a contratação: contextualização e justificativa da contratação; alinhamento aos instrumentos de planejamento (planos de negócio, planos estratégicos, PDTIC, etc.); estimativa da demanda, parcelamento do objeto ou solução; resultados e benefícios a serem alcançados; o Especificação e requisitos da contratação: requisitos do negócio, requisitos de capacitação, requisitos legais e normativos, requisitos de manutenção, requisitos temporais, requisitos de segurança, requisitos sociais, culturais e ambientais, requisitos tecnológicos, requisitos de implementação, requisitos de implantação, requisitos de garantia, requisitos de experiência profissional, requisitos de formação da equipe, requisitos de metodologia de trabalho, outros requisitos aplicáveis; o Responsabilidades: deveres e responsabilidades da contratante, deveres e responsabilidades da contratada, deveres e responsabilidades do órgão gerenciador da Ata de Registro de Preços (quando aplicável); o Modelo de Gestão do contrato: critérios de aceitação, procedimentos de teste e inspeção, níveis mínimos de serviço exigidos, método de aferição dos resultados sanções administrativas e procedimentos de retenção ou glosa no pagamento; o Modelo de Execução do contrato: rotinas de execução, quantidade mínima de bens e serviços para comparação e controle, mecanismos formais de comunicação, manutenção de sigilo e normas de segurança; o Formas, medição e procedimentos de Pagamento; o Estimativa de preços da contratação; o Adequação orçamentária; o Cronograma físico-financeiro; o Vigência do contrato; o Reajuste de preços; o Forma e Critério de Seleção do Fornecedor: regime, forma de seleção, modalidade, critérios de julgamento, justificativa para a aplicação do direito de preferência e margens de preferência, critério de qualificação técnica para a habilitação; o Aprovação e Assinaturas. • Modelo de Projeto Básico/Termo de Referência: estrutura e elementos; o Aplicação de Estudo de Caso. • Transparência no processo de contratação.
• Estudo de caso/Atividade prática:

RECURSOS DIDÁTICOS

Apresentação de slides e vídeos e uso de material de apoio (legislação aplicável, papéis de trabalho, textos técnicos, estudo de casos, exercícios práticos).

METODOLOGIA

• Aulas expositivas, com a participação dos alunos.
• Apresentação de Estudos de caso.
• Resolução de problemas e exercícios práticos

INVESTIMENTO/FORMAS DE PAGAMENTO:

PRESENCIAL:
🏨 MODALIDADE IN HOTEL:
Esse treinamento está sendo oferecido na modalidade IN HOTEL.
Nessa modalidade os cursos são realizados em hotéis com ambientes confortáveis com o fornecimento de alimentação completa, dentre outros benefícios.

MAIO
CIDADE: MACEIO-AL
DATA: 13 a 15 MAIO 2024
LOCAL: Hotel Intercity Maceió

JUNHO
CIDADE: JOÃO PESSOA-PB
DATA: 03 a 05 JUN 2024
LOCAL: Centro de Treinamento ET

CIDADE: MACEIÓ-AL - TURMA 2
DATA: 12 a 14 JUN 2024
LOCAL: Hotel Intercity Maceió

JULHO
CIDADE: BELÉM-PA
DATA: 01 a 03 JUL 2024
LOCAL: Hotel à confirmar

🏨 MODALIDADE IN HOTEL:
Este treinamento está sendo ofertado na modalidade IN HOTEL.
Este treinamento INCLUI:

1) Ambiente de Hotel: ambiente de aprendizagem confortável em hotel de renome na região de realização do curso (NÃO inclui hospedagem);
2) Alimentação: CONSULTAR A MODALIDADE DO TREINAMENTO OFERTADO;
3) Material didático e de apoio: Apostila impressa, pasta executiva em courino e material para anotações (bloco e caneta);
4) Sorteio de Livros;
5) Certificado de Conclusão.

MANAUS-AM:
📈 INVESTIMENTO
Valor Normal: R$ 2.680,00.
POLÍTICA DE DESCONTOS:
ACIMA de 03 participantes: Desconto (2%): R$ 2.626,40.
ACIMA de 10 participantes: Desconto (5%): R$ 2.546,00.

ACIMA de 20 participantes: Desconto (10%): R$ 2.412,00.

ACIMA de 30 participantes: Desconto (15%): R$ 2.278,00.
DEMAIS CIDADES:
📈 INVESTIMENTO
Valor Normal: R$ 2.980,00.
POLÍTICA DE DESCONTOS:
ACIMA de 04 participantes: Desconto (3%): R$ 2.890,60.
ACIMA de 07 participantes: Desconto (5%): R$ 2.831,00.

OBS: os valores podem sofrer alterações, conforme os custos praticados por nossos parceiros na cidade de realização do curso.

Setor Público: Apresentação da Nota de Empenho (Valor Integral)
Demais: Depósito em Conta Corrente ou Pague Seguro, conforme Política de Descontos

Razão Social: Estratégia Treinamentos LTDA
CNPJ: 32.632.083/0001-28
Inscrição Municipal 42596901

Banco: Bradesco
Agência: 0320-4
Conta Corrente: 0042937-6

🏨 MODALIDADE IN HOTEL:
Este treinamento está sendo ofertado na modalidade IN HOTEL.
Este treinamento INCLUI:
1) Ambiente de Hotel: ambiente de aprendizagem confortável em hotel de renome na região de realização do curso (NÃO inclui hospedagem);
2) Alimentação Completa: 03 (três) almoços do tipo buffet com bebida não alcóolica e sobremesa; 06 (seis) coffee breaks especiais; água e café servidos durante todo o treinamento;
3) Material didático e de apoio: Apostila impressa, pasta executiva em courino e material para anotações (bloco e caneta);
4) Sorteio de Livros;
5) Certificado de Conclusão.

MANAUS-AM:
📈 INVESTIMENTO
Valor Normal: R$ 2.680,00.
POLÍTICA DE DESCONTOS:
ACIMA de 03 participantes: Desconto (2%): R$ 2.626,40.
ACIMA de 10 participantes: Desconto (5%): R$ 2.546,00.

ACIMA de 20 participantes: Desconto (10%): R$ 2.412,00.
ACIMA de 30 participantes: Desconto (15%): R$ 2.278,00.
DEMAIS CIDADES:
📈 INVESTIMENTO
Valor Normal: R$ 2.980,00.
POLÍTICA DE DESCONTOS:
ACIMA de 04 participantes: Desconto (3%): R$ 2.890,60.
ACIMA de 07 participantes: Desconto (5%): R$ 2.831,00.

OBS: os valores podem sofrer alterações, conforme os custos praticados por nossos parceiros na cidade de realização do curso.