Processo de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (com base na NOVA IN 01/2019)

Apresentação

O treinamento “Processo de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (com base na NOVA IN 01/2019) tem por objetivo orientar e preparar profissionais e a organizações na condução do processo de planejamento e contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), de forma que os recursos disponíveis sejam melhor aproveitados, o processo seja executado com maior probabilidade de êxito e segurança técnica e jurídica e os bens e serviços contratados sejam bem empregados, considerando para isso aspectos importantes, como a agregação de valor, a gestão dos riscos da contratação, alinhamento às disposições legais e aos princípios basilares da Administração Pública (Economicidade, Isonomia, Eficiência, Legalidade, Publicidade e Transparência). O Estratégia Treinamentos adota metodologia direcionada para a prática, com aplicação de estudos de caso e trabalho em equipe. Ao final do treinamento o aluno será capaz de participar do processo de planejamento e contratação de soluções de TIC com base nas boas práticas de mercado, Leis e Instruções Normativas aplicáveis a matéria, em especial, acerca da nova IN 01/2019, do Ministério da Economia, que dispõe sobre o processo de contratação de soluções de TIC pelos Órgãos e Entidades integrantes do SISP - Sistema de Administração dos Recursos de TIC – do Poder Executivo Federal.

Público Alvo

• Analistas e gestores de TIC, gestores da área de negócio, ordenadores de despesa, auditores, gestores de riscos corporativos e de TIC, gestores e fiscais de contrato, assessores jurídicos, Presidente e membros de Comissões de Licitações, Pregoeiros, equipes de apoio administrativo, membros do Comitê Gestor de TIC, membros do Comitê Gestor de Segurança da Informação, estudantes e profissionais independentes interessados na temática.

Benefícios do Curso

• Aperfeiçoamento profissional e melhor atuação de gestores e equipes da área de TIC, gestores da área de negócios, assessores jurídicos, gestores e fiscais de contrato, auditores e demais participantes do processo de contratação de TIC; maior probabilidade de êxito e segurança técnica e jurídica nas contratações de TIC, a partir da identificação e mitigação dos riscos da contratação e alinhamento às disposições legais e aos princípios basilares da Administração Pública; melhor desempenho organizacional com o alcance de seus objetivos estratégicos e melhoria na qualidade dos serviços públicos entregues à Sociedade.

Treinamento Inclui:

* Certificado de Conclusão
* Coffee Break (sob consulta para treinamentos In Company)
* Material de Apoio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (DETALHADO):

MÓDULO 1: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE TIC (4h)

1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover os conhecimentos básicos e fundamentais da área de T.I e a identificação do contexto e dos principais objetos de aquisição e contratação de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações.

1.2. TÓPICOS:

• Conceitos Fundamentais de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC): Conceitos fundamentais da área de TIC: Tecnologia da Informação: hardware, software, tecnologia de redes, sistemas de telecomunicações, serviços, gestão de dados; segurança da informação.

• Conceito de soluções de TIC.
• Soluções emergentes em TIC:
Cloud, IoT, Big Date, Data Analysis.

MÓDULO 2: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS COM FOCO NA ÁREA DE CONTRATAÇÕES DE TIC (4h)

2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover uma visão geral dos aspectos mais relevantes das Normas Gerais de Licitação (Lei 8.666/93) e demais normas aplicáveis no contexto das contratações de bens e serviços de TIC.

2.2. TÓPICOS:

• Introdução: Conceitos fundamentais, princípios aplicáveis às Licitações, objetos das licitações, arcabouço legal.
• Modalidades de Licitação: critérios para escolha da modalidade: qualitativo e quantitativo; modalidades de licitação: Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Pregão, Leilão, Concurso.
Tipos de Licitação: Menor Preço; Melhor Técnica e Técnica e Preço; Maior Lance ou Oferta.
• Situações de Exceção: Dispensas e Inexigibilidade da Licitação.
• Sistema de Registro de Preços (SRP): Ata de Registro de Preços, órgão gerenciador, órgão participante, hipóteses para adoção do SRP.
• Fases da Licitação: Fase Interna ou Preparatória: Demanda, Estudo Técnico Preliminar, Escolha da modalidade de licitação, Elaboração do Projeto Básico ou Termo de Referência, Orçamentação, Elaboração do Instrumento Convocatório; Fase Externa ou Executória: Abertura, Habilitação, Julgamento, Homologação e Adjudicação.
• Anulação, Revogação e Convalidação: motivações e competências.

MÓDULO 3: PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TIC – COM ÊNFASE NA NOVA IN 01/2019 (8h)

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover uma visão holística do processo de contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação por meio da compreensão das etapas e dos pontos relevantes desse processo, conforme as boas práticas de mercado e em conformidade com a legislação aplicável às contratações de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação, em especial com a nova IN 01/2019.

3.2. TÓPICOS:

• Planejamento da Contratação: A importância do planejamento das contratações de soluções de TIC; Legislação básica em Contratações de TIC: ênfase na NOVA IN 01/2019; Planos, Diretrizes e Programação Estratégica de contratações de soluções de TIC: Alinhamento com os Instrumentos de Planejamento e Orçamento: PPA, LDO, LOA; Orçamento de TIC; Planejamento Estratégico Organizacional, PDTIC (Plano Diretor de TIC), Plano Anual de Contratações, políticas e diretrizes de Governo; Requisitos essenciais; Instituição da Equipe de planejamento da contratação de soluções de TIC; Estudo Técnico Preliminar; Termo de Referência/Projeto Básico.
• Seleção do fornecedor: requisitos e critérios técnicos
• Gestão do Contrato.

MÓDULO 4: ESTUDOS PRELIMINARES: ELABORAÇÃO DO ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR EM CONTRATAÇÕES DE SOLUÇÕES DE TIC (8h)

4.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover o conhecimento necessário para a elaboração do Estudo Técnico Preliminar em contratações de soluções de TIC em conformidade com a nova IN 01/2019.

4.2. TÓPICOS:

• Estudo Técnico Preliminar (ETP): definição e especificação das necessidades de negócio e tecnológicas, e dos requisitos necessários e suficientes à escolha da solução de TIC; análise comparativa de soluções: a disponibilidade de solução similar em outro órgão ou entidade da Administração Pública, as alternativas do mercado, a existência de softwares disponíveis, as políticas, os modelos e os padrões de governo, as necessidades de adequação do ambiente do órgão ou entidade para viabilizar a execução contratual, os diferentes modelos de prestação do serviço, os diferentes tipos de soluções em termos de especificação, composição ou características dos bens e serviços integrantes, a possibilidade de aquisição na forma de bens ou contratação como serviço, a ampliação ou substituição da solução implantada; A análise comparativa de custos: comparação de custos totais de propriedade (Total Cost Ownership - TCO), memória de cálculo que referencie os preços e os custos utilizados na análise; estimativa do custo total da contratação; declaração da viabilidade da contratação.
• Elaboração do Estudo Técnico Preliminar (ETP): estudo de caso e elaboração do ETP.

MÓDULO 5: ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO/TERMO DE REFERÊNCIA EM CONTRATAÇÕES DE SOLUÇÕES DE TIC (8h)

5.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover o conhecimento necessário para a elaboração do Termo de Referência/Projeto Básico em contratações de soluções de TIC em conformidade com a nova IN 01/2019.

5.2. TÓPICOS:

• Projeto Básico/Termo de Referência: Demandante, descrição da solução de TIC e quantidade, contextualização, justificativas para a contratação, necessidades, benefícios reais e potenciais da contratação, Motivação, estudo técnico preliminar que fundamenta o projeto básico, identificação de inexigibilidade ou dispensa, objetivos, metas, indicadores e resultados esperados pela contratação, critérios de avaliação das propostas, condições de entrega ou execução do objeto, prazos de entrega, garantias do produto ou serviço, qualificação técnica e contratual, SLA (Acordo de Nível de Serviços), atendimento e suporte técnico, atendimento as normas e políticas organizacionais, amostras e provas de conceito, estimativas de preço da contratação, memória de cálculo, cronograma de execução física, fatores de riscos, Orçamento e Cronograma Financeiro, plano de aplicação, condições de pagamento, responsabilidades e obrigações da contratante, responsabilidades e obrigações do contratante, da empresa contratada e do órgão gerenciador de Ata de Registros de Preços (quando aplicável), sanções, Modelo de Execução e Gestão do Contrato, procedimentos de gestão, acompanhamento e fiscalização, instrumentos de medição e verificação, disposições gerais.
• Transparência no processo de contratação.
• Estudo de caso: elaboração do Termo de Referência/Projeto Básico.

MÓDULO 6: FASE DE GESTÃO DO CONTRATO EM CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TIC (4H)

6.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover o conhecimento necessário para garantir a adequada prestação dos serviços e o fornecimento dos bens que compõem a solução de TIC durante todo o período de execução do contrato.

6.2. TÓPICOS:

• Integrantes da Equipe de Fiscalização do Contrato: Gestor do Contrato; Fiscal Técnico do Contrato; Fiscal Requisitante do Contrato; Fiscal Administrativo do Contrato.
• Início do Contrato: Atividades de início do contrato;
• Encaminhamento formal de demandas: atividades e requisitos;
• Monitoramento da execução do contrato: atividades da fase de monitoramento;
• Transição e encerramento contratual.

MÓDULO 7: PRINCIPAIS FALHAS ENCONTRADAS EM CONTRATAÇÕES DE BENS E SERVIÇOS DE TIC (4h)

7.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover o conhecimento necessário para a mitigar os principais erros detectados no processo de planejamento e contratações de bens e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação pelos órgãos de fiscalização.

7.2. TÓPICOS:

• Principais Irregularidades Encontradas em Contratações de Soluções de TIC: principais achados.
• Controles Internos: controles recomendados.
• Posicionamentos Recentes dos órgãos de controle na área de controle externo de TIC: legislação aplicável; jurisprudências e posicionamentos recentes dos órgãos de controle sobre o tema.

RECURSOS DIDÁTICOS

Apresentação de slides e vídeos e uso de material de apoio (legislação aplicável, papéis de trabalho, textos técnicos, estudo de casos, exercícios práticos).

METODOLOGIA

• Aulas expositivas, com a participação dos alunos.
• Apresentação de Estudos de caso.
• Resolução de problemas e exercícios práticos

INVESTIMENTO/FORMAS DE PAGAMENTO:

MANAUS-AM: 19 a 30 Ago 2019
CURITIBA-PR: 02 a 06 Set 2019
BRASILIA: 09 a 13 Set 2019
CAMPO GRANDE-MS: 21 a 25 Out 2019

Valor Integral: R$2.480,00

Setor Público: Apresentação da Nota de Empenho (Valor Integral)
Demais: Depósito em Conta Corrente ou Pague Seguro, conforme Política de Descontos

Razão Social: Estratégia Treinamentos LTDA
CNPJ: 32.632.083/0001-28
Inscrição Municipal 42596901

Banco: Bradesco
Agência: 0320-4
COnta Corrente: 0042937-6

Inscrições até 02 Ago 2019 (20%): R$ 1.984,00

Descontos válidos para pagamento até 12 Ago 2019. Para pagamentos após a data de início do treinamento: valor integral.

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